quinta-feira, 18 de junho de 2009

Estrela gigante deu origem ao Sistema Solar

Uma equipe internacional liderada por astrofísicos espanhóis descobriu que alguns dos elementos radioativos encontrados na maioria dos meteoritos primitivos poderiam vir de uma estrela gigante, com cerca de seis vezes a massa do Sol. Esses meteoritos teriam se desprendido dessa estrela gigante enquanto ela passava nas proximidades do Sol, no mesmo período em que se formou o Sistema Solar. O estudo foi publicado pela revistaMeteoritics & Planetary Science. As informações são do jornal El Mundo.

Os pesquisadores afirmam que esses isótopos radioativos podem ter desempenhado um papel fundamental na evolução dos primeiros blocos rochosos que formam os planetas do Sistema Solar. Os meteoritos primitivos preservam estes materiais no seu interior e são o único registro tangível da origem do Sistema Solar.

Existem diferentes teorias sobre a origem dos elementos radioativos que foram incorporados no primeiro material sólido que formou meteoritos. Algumas delas afirmam que estes núcleos radioativos, especialmente de alumínio e ferro, poderiam proceder de uma supernova que teria dispersado esses elementos no momento da explosão. Mas, para acontecer uma supernova, a estrela massiva que a originou precisaria ter cerca de oito vezes a massa do Sol. Estas teorias, porém, não coincidem com as observações realizadas.

Os resultados obtidos pelo novo estudo sugerem que a estrela com massa equivalente a seis sóis seria suficiente para fornecer os principais elementos radioativos retidos em meteoritos primitivos. E essa possibilidade está de acordo com os dados coletados até hoje.

Josep Maria Trigo, do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) e do Instituto de Estudos Espaciais da Catalunha, afirma que os detalhes da descoberta "proporcionam o primeiro modelo astrofísico que reproduz as quantidades dos elementos radioativos nos primeiros meteoritos sem a necessidade de invocar a presença de uma supernova na vizinhança solar nos momentos iniciais da formação do Sistema Solar".

"Graças a este trabalho comprovou-se que a proporção de isótopos radioativos estimados em nossos modelos de uma estrela de seis massas solares coincide com a medida nos meteoritos primitivos", diz Aníbal García, pesquisador do Instituto de Astrofísica de Canárias.

Fonte: Portal Terra

Um comentário:

Anonymous disse...

Isso é o mesmo que dizer que a terra tinha forma achatada. Se uma estrela gigante deu origem ao universo, aonde estão as outras estrelas gigantes? Se existe a probabilidade de existir uma estrela gigante porque não pode haver mais estrelas gigantes????

Postar um comentário