sábado, 27 de junho de 2009

Estudo diz que planetas também engordam.


Alguns planetas podem aumentar sua largura temporariamente em 30% ou mais. As explicações, porém, são insuficientes, segundo astrônomos e pesquisadores.

A teoria inicial se desenvolve pela premissa de que gases frios ocupam menos volume que gases quentes. Alguns cientistas sugeriam que os ‘planetas com interiores quentes’ (ou Hot Jupiters, como são chamados em inglês) acabariam perdendo o calor inicial e emagreceriam durante a vida espacial.

Mas, em entrevista à New Scientist, o especialista Laurent Ibgui da Universidade de Princeton, declarou que “os astrônomos descobriram um grande número de planetas cuja dimensão não pode ser explicada pela teoria padrão”.

O pesquisador diz que, por meio de uma simulação de computador, notou que aqueles planetas espremidos e esticados quando circulam as estrelas resultam no que ele chama de “aquecimento de maré”, acalorando o gás interior do planeta. Isso inflaria o planeta em bilhões de anos, o que rejeita a tese do esfriamento.

Ainda assim, nesse processo, seria possível um planeta tornar sua órbita mais circular, o que encolheria o planeta.

O modelo apresentado no encontro American Astronomical Society, na Califórnia, entretanto, não esclarece o ‘engordar’ de todos os planetas, já que eles teriam que ter as órbitas excêntricas no início de suas vidas.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/estudo-diz-que-planetas-tambem-engordam-20062009-6.shl

Nenhum comentário:

Postar um comentário