segunda-feira, 8 de junho de 2009

Torres no espaço...

Cientistas da Universidade de York, no Canadá defendem o uso de torres infláveis para atingir o espaço sem a necessidade de lançar foguetes. Módulos pneumáticos já são utilizados em missões espaciais dizem, mas a idéia dos cientistas é instalar torres de até 15quilometros em montanhas mais altas e eliminar a necessidade do uso de foguetes.

A equipe de cientistas prevê a montagem das estruturas em uma série de módulos construídos a partir de Kevlar-polietileno composto por tubos rígidos inflados de gás hélio. Para testar a idéia, eles construíram um modelo de 7 metros de escala composta de seis módulos. Cada módulo foi construído a partir de três tubos de polietileno laminado com 8 centímetros de diâmetro, montado em torno de separadores circulares e inflados com ar. Para se manter na posição vertical e resistir aos ventos as estruturas exigiriam giroscópios e sistemas de estabilização em cada módulo. Os cientistas projetam torres de 15 quilômetros, cada torre composta de 100 módulos, cada um com 150 metros de altura e e 230 metros de diâmetro, construído a partir de tubos infláveis 2 metros de diâmetro. O peso estimado da estrutura é cerca de 800.000 toneladas - cerca de duas vezes o peso dos maiores super-petroleiros do mundo.

A matéria completa pode ser lida em : http://www.newscientist.com/article/mg20227117.000-inflatable-tower-could-climb-to-the-edge-of-space.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário