sexta-feira, 31 de julho de 2009

Rio sedia na semana que vem o maior evento da astronomia.

A partir da próxima segunda-feira o Rio de Janeiro será o centro do Universo. Até o dia 14, a cidade sediará o maior evento da astronomia, a Assembleia Geral da União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês), que ocorre a cada três anos. Em sua última edição, em Praga, a reunião de astrônomos ganhou as manchetes de todo o mundo ao anunciar que Plutão fora rebaixado e não era mais um planeta. O encontro, o primeiro da IAU realizado no Brasil, e no Ano Internacional da Astronomia, reunirá mais de dois mil especialistas - 300 deles brasileiros - de 72 diferentes países.

A coordenadora do comitê organizador nacional, a astrofísica Daniela Lazzaro, do Observatório Nacional, diz que este ano o destaque será a busca por água - leia-se possibilidade de vida - em outros mundos. Ou seja, também não faltará polêmica.

A procura de água em outros planetas é o tema da palestra de Jim F. Bell, do Departamento de Astronomia da Universidade de Cornell, nos EUA, e também de um simpósio sobre os "corpos gelados no Sistema Solar". A existência - passada e presente - de água em Marte será, certamente, um dos principais pontos da palestra, uma vez que há muitos dados disponíveis sobre o planeta vermelho.

- Volta e meia alguém me pergunta, citando novas reportagens: como assim descobriram água em Marte de novo? - conta Daniela Lazzaro. - Que teve água em Marte a gente sabe. Agora temos que saber se existe água hoje, se está na superfície ou a alguma profundidade. Parte do futuro da exploração espacial está ligado a essa resposta: se tivermos que fazer uma base em Marte, para ficarmos por um período, é importante que tenhamos água por lá.

Por esse motivo também se busca água na Lua. Os planos de enviar uma missão tripulada a Marte dentro de 20 anos envolvem a construção de uma base no satélite, que serviria como uma espécie de trampolim para se chegar ao planeta vermelho. Sem água, tudo fica bem mais complicado. Mas não se trata apenas de aspectos práticos da exploração espacial. Água é sinônimo de possibilidade de vida, o primeiro indício que se busca na procura de vida extraterrestre.

- O objetivo da Assembléia Geral é congregar o maior numero de pesquisadores de todas as áreas da astronomia para discutir os temas mais atuais nas diversas especialidades - resumiu a coordenadora nacional do evento, lembrando que a reunião é composta, basicamente, de simpósios, debates e palestras de convidados especiais, caso de Jim Bell.

Fonte: OGLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário