sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Astrônomo desmente e-mail que garante que haverá 'duas luas' no céu nesta quinta-feira.

RIO - O dia 27 de agosto vem ganhando um significado especial para os astrônomos. É quando eles precisam desmentir uma das mais populares lendas urbanas da contemporaneidade: a presença de "duas luas" no céu. O "fenômeno", que todos os anos atrai milhares de casais apaixonados, curiosos e amantes dos astros a pontos de observação de todo o mundo, ficou famoso depois de divulgado na internet, a primeira vez em 2003. Um e-mail - que foi replicado à exaustão pelos quatro cantos do globo nos últimos seis anos - explicava que uma aproximação incomum de Marte da Terra (a 55,75 milhões de quilômetros) faria do Planeta Vermelho a estrela mais brilhante do céu, quase tão grande quanto a Lua cheia.

No dia 27 de Agosto, às 0h30m, olhe para o céu. Será como se a Terra tivesse duas luas" diz a mensagem que circula na rede. "Esse fenômeno só se produzirá novamente no ano de 2287. Pelo menos quatro ou cinco gerações da humanidade não voltarão a ver este fenômeno natural".

- Todo ano é a mesma coisa nesta época do ano - diz Wailã de Souza Cruz, astrônomo da Fundação Planetário da Gávea. - Essa corrente já rodou o mundo e todo ano volta. É impressionante.

Segundo o cientista, a confusão teve início em 2003, quando Marte realmente se encontrava em seu ponto de máxima aproximação com a Terra.

- Houve uma grande aproximação em 27 de agosto de daquele ano. Mas mesmo nesta data, Marte esteve muito longe de se comparar em tamanho aparente ao nosso satélite natural, que mantinha um diâmetro aparente 72 vezes maior do que o de Marte - explica Wailã.

Na ocasião, diz ele, um astrônomo americano comentou que, observando-se Marte ao telescópio, ele teria mais ou menos o mesmo tamanho da Lua.

- Alguém confundiu as coisas, disse que a comparação era a olho nu e deu nisso - lamenta. - Quem sair de casa pensando que verá duas luas no céu nesta quinta-feira vai se decepcionar. Marte vai estar um pouco mais brilhante que o normal, mas nada de especial.

Fonte: OGLOBO

*Acho que vão ser 3 luas. A Lua , Marte e o Nibiru....rsrsrsrsrsrsrs. O negócio tá ficando cada vez pior....

Nenhum comentário:

Postar um comentário