quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Astrônomos debatem no Rio avanços nos estudos espaciais.

Mais de dois mil astrônomos de 80 países começaram hoje os debates da 27ª Assembleia da União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês), que acontece até o próximo dia 14 no Rio de Janeiro.

A reunião deste ano deve ser menos polêmica do que a de três anos atrás, a última da IAU, quando Plutão passou a ser considerado como um "planeta anão" do sistema solar.

A Assembleia foi aberta pela presidente da IUA, Catherine Cesarky, em um ato no qual o Governo federal esteve representado pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende.

Rezende destacou o impulso que o Governo deu nos últimos anos para levar a tecnologia e a ciência do país "a seu nível mais alto".

Neste sentido, o ministro lembrou que em 1976 só havia 15 doutores em astronomia no país, um número que é de 215 atualmente.

No momento mais descontraído do evento de abertura da Assembleia da IAU, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, pediu que os astrônomos perguntassem às estrelas se a cidade do Rio seria escolhida em 2 de outubro como a sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Fundada em 1919, a União Astronômica Internacional reúne mais de dez mil astrônomos de todo o mundo e é a principal autoridade científica neste campo.

A cada três anos, a entidade celebra sua Assembleia Geral. Em 2012, a reunião será em Pequim.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário