sábado, 26 de setembro de 2009

Nasa divulga foto da Terra captada por sonda indiana na Lua

A Nasa, agência espacial americana, divulgou nesta quinta-feira uma imagem da Terra fotografada pela sonda espacial indiana Chandrayaan-1 a 200 km da superfície da Lua. A foto foi captada no último dia 22 de julho pelo Mapeador de Mineralogia Lunar, um dos dois instrumentos americanos que o observatório indiano carrega em missão no satélite.

Na fotografia, a Austrália é visível no canto inferior esquerdo da Terra, os oceanos aparecem em azul escuro, as nuvens em branco e a vegetação em verde forte. O Mapeador de Mineralogia Lunar é um espectômetro projetado para fornecer o primeiro mapa de toda a superfície lunar nas resoluções espacial e espectral.

Os cientistas vão utilizar os dados fornecidos pela Chandrayaan-1 para responder às perguntas sobre a origem da Lua e o desenvolvimento e evolução dos planetas terrestres no Sistema Solar. No mês passado, os cientistas indianos perderam contato com a Chandrayaan-1 e abandonaram a missão, mas o telescópio já havia coletado e transmitido dados suficientes sobre as novas descobertas de água na Lua.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário