quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Papa inaugura sede do Observatório Astronômico do Vaticano

O papa Bento XVI inaugurou nesta quarta-feira, em Castelgandolfo, no sudoeste da Itália, a nova sede do Observatório Astronômico do Vaticano, conhecido como a "Specola". Na cerimônia inaugural, o diretor do centro, o argentino José Gabriel Funes, disse que o objetivo do novo Observatório Astronômico é "estar na fronteira da Igreja" e "em diálogo com o mundo da ciência e da cultura".

"Estamos na fronteira da Igreja, em diálogo com o mundo da ciência e da cultura. Por um lado, estamos muito contentes por estar perto do papa e da Santa Sé, já que somos um observatório confessional. Por outro, dialogamos e colaboramos com cientistas e astrônomos de outras religiões, de outras culturas e com aqueles que não acreditam em Deus", afirmou Funes à Rádio Vaticano e ao L'Osservatore Romano, o jornal da Santa Sé.

Funes, que no ano passado virou notícia ao afirmar que é possível crer em Deus e nos extraterrestres, disse hoje que "não mudou" de ideia. No entanto, ao ser perguntado se está perto o dia em que o homem conseguirá se encontrar com os extraterrestres, o religioso não se mostrou muito confiante nesse contato.

"Embora não se possa excluir a priori essa possibilidade, acho que dificilmente será possível estabelecer um contato desse tipo. Temos como obstáculo quase insuperável as distâncias do universo e também a evolução do desenvolvimento científico. Basta considerar que, com a atual tecnologia, nos custa muito ir além do Sistema Solar", afirmou.

http://www.vaticanobservatory.org/


Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário