sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Colisor de hádrons atinge temperatura inferior à do espaço remoto.



O Grande Colisor de Hádrons (LHC), um gigantesco acelerador de partículas que começou a operar em setembro do ano passado mas logo teve de ser desligado por falha técnica, atingiu novamente a temperatura necessária para a realização de experimentos: -271° Celsius. O LHC é um túnel circular de 27 quilômetros de diâmetro, construído a 100 metros de profundidade na fronteira da França e Suíça ao custo de US$ 6 bilhões. Para resfriar as 8 seções do complexo, foi utilizado hélio líquido. Foi justamente um vazamento de hélio líquido que causou a frustrante interrupção de atividades do colisor, pouco depois de sua retumbante inauguração.

A perspectiva, agora, é de uma “re-estreia” na segunda quinzena de novembro. Mas choques de alta energia só devem ocorrer em janeiro. O objetivo final é recriar as condições logo após o Big Bang. O LHC é operado pela Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (Cern, baseado em Genebra).

A temperatura atingida pelo LHC é pouco superior ao “zero absoluto” (273,15°C negativos), a temperatura mais baixa possível. Em regiões remotas do espaço sideral, a temperatura é de cerca de -270°C.

Fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário