quarta-feira, 25 de novembro de 2009

ISS fotografa atmosfera da Terra com o Sol no horizonte



Os integrantes da Estação Espacial Internacional (ISS) deram uma amostra da paisagem privilegiada à disposição, apesar do confinamento que os astronautas vivem durante a permanência na plataforma orbital. A tripulação encheu os olhos ao fotografar a fina camada da atmosfera da Terra (na cor azul), com o Sol brilhando no horizonte, enquanto o ônibus espacial Atlantis desacoplava da ISS para retornar à Terra.
A fotografia foi divulgada nesta quarta-feira no site da Nasa, agência espacial americana. O Atlantis, com uma carga de mais de 12 t, foi lançado no último dia 16 à plataforma orbital e se acoplou à Estação Espacial dois dias depois.
Os seis tripulantes da nave, comandada por Charles Hobaugh, e do qual também participam o piloto Barry Wilmore e os especialistas de missão Leland Melvin, Mike Foreman, Robert Satcher e Randy Bresnik, voltarão à Terra com a especialista Nicole Stott, que ficou quase três meses na ISS.
Este é o quinto e último voo da Nasa (agência espacial americana) do ano e o penúltimo do Atlantis, antes que a instituição retire as naves, no próximo ano. A aterrissagem está prevista para sexta-feira, às 12h44 de Brasília, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida).
Fonte: Portal Terra


Nenhum comentário:

Postar um comentário