quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Nave Messenger transmite imagens da superfície de Mercúrio



A agência espacial americana, Nasa, divulgou imagens da superfície de Mercúrio feitas pela nave espacial Messenger em sua mais recente passagem pelo planeta. Segundo a agência, esta região parece ter experimentado um elevado nível de atividade vulcânica.
A imagem, de cores aprimoradas, foi criada com uma técnica que realça variações sutis de cores vista nos 11 filtros de câmera da nave. Segundo a agência, as imagens mostram, pela primeira vez, uma visão quase completa da superfície do planeta.
De acordo com os cientistas, na imagem, a área amarela (parte superior) mostra forte atividade vulcânica explosiva. No centro, a bacia de 29 km de diâmetro tem um interior liso que pode ser o resultado de vulcanismo efusivo. Planícies suaves, que podem ser resultados de episódios anteriores de atividade vulcânica, cobrem grande parte da área.
Segundo um comunicado da instituição, a nave passou menos de 142 milhas acima da superfície rochosa do planeta, que lhe permita entrar em órbita em 2011. A Messenger tem o objetivo de se tornar a primeira nave espacial a entrar na órbita do planeta. Se isso acontecer, ela deve ajudar os cientistas a compreender a composição da superfície de Mercúrio recolhendo informações sobre o meio ambiente e a geoquímica do planeta.
Na imagem, a área amarela (parte superior) mostra forte atividade vulcânica explosiva. No centro, a bacia de 29 km de diâmetro tem um interior liso que pode ser o resultado de vulcanismo efusivo
Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário