terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Cientistas russos podem enviar macaco em missão a Marte


O primeiro ser vivo a chegar em Marte pode ser um macaco, e não um ser humano. A Rússia, primeiro país a colocar primatas em órbita em 1983, está estudando a possibilidade de preparar macacos em simulações com o objetivo de enviá-los ao planeta vermelho - uma decisão que pode provocar polêmica com organizações que defendem os animais. As informações foram noticiadas nesta terça-feira pelo jornal britânico The Telegraph.
"Temos planos para retornar ao espaço", disse Zurab Mikvabia, diretor do Instituto de Patologia Experimental e Terapia na Geórgia, que forneceu os animais para o programa de 1980. Segundo ele, o instituto já está em negociações preliminares com a Academia Cosmonáutica da Rússia para dar início aos testes. No início, conforme Mikvabia, "o objetivo era enviar pessoas quando foi construído o Marte-500 (projeto em que 6 voluntários ficaram confinados em uma cápsula por 120 dias para simular uma viagem ao planeta vermelho)".
"Dada a duração do voo até Marte e os raios cósmicos para os quais ainda não temos proteção adequada durante uma viagem tão longa, as discussões se direcionaram para o envio de um macaco, em vez de uma pessoa", disse o diretor. A estimativa de viagem proposta pela ESA, agência espacial europeia, é de 520 dias, cerca de um ano e meio. Durante o percurso, o animal seria acompanhado, cuidado e alimentado por um robô.
Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário