quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Mesmo atolado em Marte, robô Spirit faz nova descoberta


O jipe robótico Spirit, da Nasa, está conseguindo produzir ciência mesmo depois de passar mais de seis meses com as rodas atoladas no solo de Marte, afirma a agência espacial americana.
Segundo o geólogo Ray Arvidson, da Universidade Washington em Saint Louis, o movimento das rodas do aparelho revelou camadas do solo marciano que a equipe ainda não tinha conseguido estudar.

O movimento foi programado pelo controle da missão na tentativa de livrar o robô de seu atoleiro, de acordo com a Nasa.


Os minerais assim expostos estão carregados de enxofre e podem ter se formado em antigos vulcões subaquáticos --ambientes favoráveis à existência de vida no planeta.

A sonda se prendeu em junho deste ano --o problema se devia ao fato de que uma rocha na parte inferior do veículo (que tem o tamanho de uma lavadora doméstica) impedia que outras rodas se assentassem sobre a superfície. Além disso, a roda anterior direita segue inutilizada.
No entanto --longe de ser um inconveniente--, o local onde o Spirit se encontra, batizado como "Troia" pela Nasa, é uma "bênção" para os cientistas, porque possibilita a reunião de boas informações sobre o ambiente do planeta.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário