quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Aquecido pelo Sol, asteroide muda de forma


O principal cinturão de asteroides é um acrobata cósmico de rochas, repleto de pequenos corpos moldados por colisões ao longo de bilhões de anos. Porém, o impacto não é a única coisa que pode afetar a aparência de um asteroide. Se uma rocha é pequena o bastante, a luz também pode fazê-lo.
Ao estudar imagens de um asteroide de cinturão principal chamado (2867) Steins, com três milhas de diâmetro, cientistas dizem que seu distinto formato – uma forma cônica que lembra um diamante lapidado – ocorreu provavelmente graças a um fenômeno chamado de efeito Yarkovsky-O'Keefe-Radzievskii-Paddack. ]
O termo (felizmente abreviado para Yorp) se refere à mudança na velocidade de rotação de um pequeno corpo, à medida que sua irregular superfície emite fótons térmicos depois de ser aquecido pela luz do sol. Esses fótons produzem quantidades muito pequenas de torque, que podem desacelerar ou acelerar a rotação.
Horst Uwe Keller, do Instituto Max Planck de Pesquisa do Sistema Solar, na Alemanha, e colegas examinaram imagens obtidas pela missão Rosetta, da Agência Espacial Europeia, enquanto passava perto do asteroide em 2008.
Num artigo publicado na revista Science, eles dizem que o (2867) Steins é provavelmente um asteroide "de entulho" – uma aglomeração de pedaços, e não uma rocha única. Eles sugerem que, em algum ponto da história do asteroide, o efeito Yorp fez com que sua rotação aumentasse, direcionando grande parte de seu material em direção ao equador e criando o formato de diamante.
Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário