quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

ESA e Nasa pedem ideias para instrumentos de missão a Marte



A ESA, agência espacial europeia, e a Nasa, agência espacial americana, estão convidando cientistas de todo o mundo a propor instrumentos para a sua missão conjunta a Marte, batizada de ExoMars Trace Gas Orbiter. As equipes dos projetos aprovados serão as responsáveis por construir as ferramentas.
A primeira nave do projeto, a Trace Gas Orbiter, será contruída pela ESA e lançada pela NASA. Com lançamento programado para 2016, a nave irá explorar a atmosfera marciana, com especial atenção a um de seus compostos, o metano - que poderia sinalizar a presença de vida no planeta.
De acordo com a ESA, os cientistas estão particularmente interessados em descobrir por que o metano está concentrado em apenas três locais em Marte e por que ele desaparece tão rapidamente da atmosfera. Uma equipe das agências elaborou um modelo baseado em tecnologias já existentes, mas quer ajuda para transformar o projeto em realidade.
"Estamos abertos a todas as propostas de ferramentas, desde que elas nos ajudem a atingir os nossos objetivos científicos", disse Jorge Vago, cientista da ESA no projeto ExoMars, em comunicado à imprensa. Os site em que os cientistas podem apresentar suas propostas é o esamars.notlong.com.
FONTE: PORTAL TERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário