quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Rússia trabalha em plataforma orbital capaz de atacar na Terra

A Rússia desenvolve o projeto de uma plataforma orbital própria para abrigar satélites militares capazes de atacar alvos na Terra e neutralizar ameaças de impacto de asteroides, informa hoje a corporação espacial "Energuia".
"Esses aparelhos cósmicos especiais poderão ser usados para a observação de territórios e do espaço aéreo, assim como para a cobertura informática em zonas de desastres naturais e conflitos locais", explicou o presidente da Energuia, Vitali Lopota, em uma conferência em Moscou.
De acordo com Lopota, os satélites seriam cruciais para localizar alvos militares e teriam capacidade de ataque e de repelir ameaças de asteroides e cometas.
O diretor apontou que, de acordo com seus cálculos, esse tipo de satélite militar deverá ter 20 toneladas e um prazo de vida útil de entre dez e 15 anos. Segundo ele, sua exploração em série poderá começar já a partir de 2017.
A futura plataforma orbital unificada será de propulsão nuclear, com reatores de potência de entre 150 e 500 quilowatts, e terá duas antenas de 20 metros de diâmetro.
No entanto, Lopota não determinou quais ferramentas de ataque tais satélites terão e nem como poderiam desviar eventuais asteroides que ameacem a Terra.
O diretor da agência espacial russa (Roscosmos), Anatoli Perminov, já havia anunciado em dezembro passado que a Rússia desenvolveria tecnologias para evitar o possível impacto do asteroide Apophis contra a Terra, em 2036.
"Os cálculos matemáticos demonstram que neste prazo é possível criar um aparelho cósmico especial que permita evitar esta colisão", assegurou então.
O chefe da Roscosmos lembrou que o Apophis (asteroide 2004 MN4), de 270 metros de diâmetro, é três vezes maior que o famoso meteorito de Tunguska, que em 1908 destruiu 2 mil hectares na Sibéria.
Em sua rota em direção ao Sol, o Apophis passará em 2029 muito perto da Terra, a uma distância de 30 mil quilômetros, e ameaça atingir o planeta ao retornar, por volta de 2036.
Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário