terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Plutão muda de cor e seu hemisfério norte é mais brilhante


As últimas imagens de Plutão transmitidas pelo telescópio Hubble mostram que o planeta anão muda de cor, de intensidade luminosa, e que sua camada de gelo de azoto flutua, segundo as observações apresentadas, que permitem melhor compreender este astro celeste.
As imagens tomadas pelo Hubble indicam que Plutão, que perdeu seu estatuto de planeta do sistema solar em 2006 devido a seu pequeno tamanho, está 20% mais vermelho, comparado às últimas décadas.
Além disso, seu hemisfério norte é muito mais brilhante. Estas mudanças são, provavelmente, consequência do derretimento do gelo do polo norte, exposto ao sol e ao retorno da glaciação no polo sul mais sombrio, enquanto Plutão realiza seu próximo ciclo sazonal que dura 248 anos.
As análises das diferentes imagens indicam que uma mudança drástica de cor se produziu entre 2000 e 2002.
As imagens do Hubble confirmam que Plutão não é uma bola de gelo e rochas, mas um mundo em movimento que passa por mudanças atmosféricas importantes.
As variações sazonais são explicadas por sua órbita elíptica de 248 anos em torno do sol mais do que pelas variações em torno de seu eixo de rotação que tornam as estações assimétrica. É assim que uma estação pode durar 120 anos em Plutão.
Observações feitas a partir de vários telescópios em terra, em 1988 e 2002, mostram que a atmosfera de Plutão dobrou de volume durante este período devido ao aquecimento do hemisfério norte que fez fundir o gelo de azoto. 
Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário