segunda-feira, 22 de março de 2010

Quatro homens serão isolados para simular voo a Marte

Quatro homens, que se preparam para realizar uma experiência de isolamento de 520 dias para simular um voo até Marte, expressaram nesta segunda-feira em Noordwijk (Holanda) seu entusiasmo com a missão. Os franceses Romain Charles e Arc´hanmael Gaillard, o belga Jerome Clevers e o colombiano Diego Urbina treinam desde o fim de fevereiro na Cidade das Estrelas, próxima a Moscou, para se prepararem, como verdadeiros astronautas, às condições de uma longa estadia no espaço.

Entretanto, não sairão da Terra, mas dois deles serão escolhidos no fim do treinamento de três meses para simular a expedição, isolando-se junto com três russos e um chinês em um conjunto de três contêineres do Instituto russo de Problemas Biomédicos, na periferia de Moscou. A comunicação com o mundo exterior não será possível durante os primeiros meses. Posteriormente, serão necessários 20 minutos para que as mensagens escritas cheguem "à Terra".

O experimento se destina a estudar os efeitos psicológicos e fisiológicos de um longo confinamento, em particular o estresse, a regulação hormonal, a imunidade, a qualidade do sono, o humor, etc. "Quando os primeiros humanos colocarem o pé em Marte, poderei dizer que contribuí para isso. E nos dão roupas espaciais, o que também é simpático", declarou Diego Urbina, um dos quatro candidatos presentes nas instalações da Agência Espacial Europeia (ESA), em Noordwijk.

Urbina, engenheiro, assim como seus três colegas europeus, tem 26 anos e já participou de uma simulação de viagem a Marte de 15 dias nos Estados Unidos. "Esta experiência pode ajudar a humanidade a dar um passo à frente", estima o francês Romain Charles. "Passei muito tempo explicando o projeto para minha namorada e finalmente conseguimos um acordo", disse o francês Romain Charles.

"Desde pequeno, sonhei sempre com a exploração espacial. Não consegui passar no teste de recrutamento de astronautas da ESA, de forma que me apresentei para Marte 500 e consegui passar por todas as etapas de seleção", informou Charles, responsável pelo controle de qualidade de uma empresa de automotores. Arc´hanmael Gaillar, o outro candidato francês, tem 34 anos e já foi pré-selecionado no ano passado para a experiência Marte 105, que durou pouco mais de três meses, e na qual participaram em condições similares quatro russos, um francês e um alemão.

Para os selecionados, a vida nos três contêineres hermeticamente fechados não será ociosa, mas sim ritmada por uma rotina de tarefas precisas distribuídas a cada um dos membros da tripulação pelo centro de controle. Nenhuma mulher foi selecionada para este experimento, já que sua presença a bordo complicaria a realização da missão, declara Martil Zell, da direção de voos tripulados da ESA.

"As mulheres tem essa capacidade de fazer que o sorriso venha ao nosso rosto. Isso vai nos faltar", lamentou Urbina. 

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário