segunda-feira, 26 de abril de 2010

Deserto no Chile receberá maior telescópio do mundo

O deserto do Atacama, no Chile, foi escolhido como o local para a instalação de um telescópio europeu de 42 m de diâmetro conhecido como European Extremely Large Telescope (E-ELT) e que será o maior do mundo.

Cinco países - Espanha, Marrocos, África do Sul, Argentina e Chile - competiam para abrigar o telescópio óptico, com custo estimado em 1 bilhão de euros e que deverá ficar pronto em 2018, depois de sete anos de obras.

O anúncio foi feito pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) em comunicado divulgado em Garching, no sul da Alemanha. A colina Armazones, onde será colocado o telescópio, tem 3.060 m e fica a 20 km da colina Paranal, onde funciona o antecessor do E-ELT.

O diretor-geral do ESO, Tim de Zeeuw, qualificou o desenvolvimento do telescópio gigante como um marco no avanço do conhecimento astronômico. Os cientistas querem, com o E-ELT, abordar muitos dos problemas astronômicos ainda não resolvidos e têm a esperança de que termine por revolucionar a percepção do universo de maneira similar ao que foi feito pelas observações de Galileu há 400 anos. 

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário