quarta-feira, 7 de abril de 2010

Nasa assina contrato com Rússia para substituir ônibus espaciais

A Nasa assinou um contrato com a Rússia para enviar seis astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS) quando os ônibus espaciais americanos forem aposentados, anunciou nesta terça-feira (6) a agência espacial dos Estados Unidos.

O contrato de US$ 335 milhões firmado com a agência espacial federal russa prevê o envio à ISS dos seis astronautas americanos em 2013 e 2014, informou a Nasa em um comunicado.

Os astronautas partirão a bordo de quatro missões Soyuz em 2013, e regressarão à Terra em dois voos previstos para o mesmo ano e outros dois em 2014.

Os ônibus espaciais americanos fazem em 2010 seus últimos voos com destino à ISS.

Quando forem aposentados, os EUA dependerão dos Soyuz russos para levar seus astronautas à ISS, até que um foguete de lançamento americano o substitua em 2015.

O presidente americano, Barack Obama, decidiu em fevereiro anular o programa espacial Constellation, que previa a volta dos americanos à Lua.

O ônibus espacial Discovery, que partiu na segunda-feira do Centro espacial Kennedy, na Flórida, se acoplou à ISS nesta quarta-feira (7). Após o retorno à Terra, são previstos apenas mais três voos de ônibus espaciais antes do fim do ano. 

Fonte: Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário