quarta-feira, 14 de abril de 2010

Obama anuncia ambicioso plano para o setor aeroespacial

A Casa Branca divulgou em seu site as principais ideias da nova estratégia aeroespacial que o presidente Barack Obama vai apresentar na quinta-feira à Nasa, onde o clima é de impaciência para conhecer o futuro dos voos espaciais tripulados.

O presidente responde assim às críticas do Congresso e da própria Nasa, provocadas pelo anúncio surpreendente de fevereiro de cancelar o programa Constellation, que levaria os americanos de volta à Lua até 2020 como primeira fase de voos tripulados a Marte, sem oferecer uma alternativa clara.

Obama visitará o Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida) para apresentar a nova visão da exploração espacial tripulada. Segundo o documento de três páginas publicado no site da presidência, que confirma notícias divulgadas pela imprensa, Obama vai propor seis bilhões de dólares adicionais no orçamento da Nasa em cinco anos para financiar a "estratégia vasta de voos espaciais tripulados" e criar 2.500 novos empregos na Flórida até 2012.

O fim do programa dos ônibus espaciais em 2010 vai provocar a perda de 9.000 empregos no Centro Espacial Kennedy, quase 60% dos postos de trabalho atuais.

Obama também vai reestruturar o programa Constellation para que a Nasa possa desenvolver uma nova cápsula Orion, menor que a inicialmente prevista. Será lançada por foguetes privados para a Estação Espacial Internacional (ISS), onde será acoplada para servir de veículo de socorro em caso de emergência.

"O presidente vai detalhar os objetivos e as estratégias desta nova visão para a Nasa, incluindo destinos no espaço correspondente às capacidades crescentes (...) Até que possamos alcançar Marte", afirma o documento.

Neste sentido, Obama deve propor o início dos trabalhos de desenvolvimento de um novo lançador pesado, destinado às missões tripuladas além órbita terrestre, como a órbita lunar, asteróides e Marte.



Fonte: Portal Terr
a

Nenhum comentário:

Postar um comentário