quinta-feira, 6 de maio de 2010

Um asteroide perigoso ainda é melhor que um asteroide muito perigoso.

O asteroide sinistro da imagem chama-se 2005 YU55. Ele é uma ameaça à vida na Terra. Tem uns 400 metros de comprimento e está agora a uma distância de quase 2 milhões de quilômetros, mais ou menos 6 vezes a distância Terra-Lua. Essa “proximidade” o coloca em uma lista negra (para nós) dos asteroides potencialmente perigosos.

A imagem foi obtida pelo radiotelescópio de Arecibo, o maior do mundo, com 305 metros de diâmetro. O telescópio é tão grande que está assentado em uma cratera meteorítica em Porto Rico e 150 metros acima dele fica pendurada uma plataforma de 900 toneladas com os instrumentos de pesquisa. Virou locação de vários filmes de ficção científica: “Contatos” e “Arquivo X” tiveram cenas filmadas lá. Aliás, na cena final de “007 contra Goldfinger”, James Bond faz o favor de destruí-lo, felizmente apenas na ficção. Outro uso famoso de Arecibo é sua participação no projeto SETI, de busca por vida extraterrestre.

Voltando ao YU55, o problema todo é que, se hoje ele está a 6 vezes a distância Terra-Lua, sua órbita calculada anteriormente mostrava que ele passaria muito perto da Terra. Para um asteroide com o tamanho de 4 campos de futebol alinhados, toda a precisão nos dados é pouca.

O radiotelescópio de Arecibo funciona também em modo de radar, ou seja, não apenas captando ondas de rádio do espaço, mas também captando ondas de rádio emitidas por ele mesmo. Essa técnica tem sido utilizada com sucesso para estudar asteroides próximos, dando uma boa ideia de como é a superfície deles, mas também para determinar com precisão os seus elementos orbitais.

E foi essa precisão nas imagens (os detalhes da imagem de YU55 têm 8 metros de tamanho) fez a órbita desse asteroide ser refinada de tal modo que reduziu as incertezas em 50%. Assim, as chances de haver um impacto com a Terra nos próximos cem anos caíram a zero e o YU55 saiu da lista de “extremamente perigoso”, para ficar na lista dos “potencialmente perigosos”.

Depois de contornar o Sol, esse objeto vai passar próximo à Terra em 8 de novembro de 2011, a uma distância de apenas 0,8 vez a distância Terra-Lua! Apesar disso, não deve trazer nenhum perigo, pelo menos nos próximos cem anos. 

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário