segunda-feira, 7 de junho de 2010

Descoberta população de bactérias que poderia sobreviver em Marte

Uma equipe de cientistas informa ter descoberto que bactérias que se alimentam de metano são capazes de sobreviver numa nascente canadense que é semelhante a ambientes que podem existir, ou ter existido, no planeta Marte.

A água, mantida a temperaturas abaixo de zero, é tão salgada que não congela, e não contém oxigênio que possa ser aproveitado por seres vivos. Existem, no entanto, bolhas de metano que emergem para a superfície, o que deixou pesquisadores curiosos quanto à origem do gás.

"Ficamos surpresos ao não encontrar bactérias produtoras de metano em Lost Hammer", disse Lyle Whyte, da Universidade McGill. "Mas encontramos outros organismos, que sobrevivem essencialmente comendo metano e provavelmente respiram sulfato em vez de oxigênio".

Recentemente, cientistas descobriram a existência de gelo e metano em Marte. O planeta contém ainda desfiladeiros em sua topografia que podem ter sido escavadas por nascentes como a canadense Lost Hammer.

"A questão é que não importa da onde vem o metano", disse Whyte. "Se existe uma situação onde há água muito gelada e salgada, isso tem o potencial de sustentar uma comunidade de micróbios, mesmo num ambiente extremamente hostil". 

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário