quarta-feira, 16 de junho de 2010

Hubble explica raio de luz misterioso em Júpiter

O telescópio Hubble pode ter explicado um misterioso raio de luz que ocorreu em Júpiter no dia 3 de junho, informou a Agência Espacial Europeia nesta quarta (16).

Astrônomos ao redor do mundo têm discutido o raio. Uma possibilidade é a de que o maior planeta do sistema solar teria sido atingido por um meteoro.

O Hubble foi girado na direção de Júpiter no dia 7 de junho, varrendo sua superfície com câmeras ópticas e ultravioletas, mas nenhuma evidência de um choque foi encontrado.

Isso significa que nenhuma objeto desceu abaixo das nuvens e explodiu. Caso contrário, uma grande quantidade de fuligem teria sido ejetada e seria observada nas nuvens.

Em vez disso, a melhor hipótese é a de que o objeto era uma grande rocha que se dirigia em direção a Júpiter e se queimou na atmosfera. A rocha não seria grande o suficiente para sobreviver a entrada na atmosfera do planeta.


EVENTOS SIMILARES

Dois eventos desse tipo foram observados nos últimos 16 anos. O mais famoso ocorreu em julho de 1994, quando uma série de fragmentos do cometa Shoemaker-Levy bombardeou o planeta.

O segundo evento ocorreu no dia 3 de junho, quando o astrônomo australiano amador Anthony Wesley testemunhou uma explosão no planeta.

Júpiter é atingido frequentemente por rochas devido a sua grande massa e, consequente, força gravitacional. Uma teoria afirma que a vida na Terra só foi possível porque Júpiter protege o planeta azul contra colisões de objetos espaciais. 

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário