sexta-feira, 11 de junho de 2010

Painéis solares de sonda japonesa Ikaros são abertos com sucesso.

A sonda espacial Ikaros abriu com sucesso seus painéis solares, informou a agência espacial japonesa (Jaxa).

Ao contrário de outras sondas espaciais, que usam combustíveis químicos, a Ikaros será movida usando luz solar.

Com o sucesso da abertura dos painéis, a equipe em Terra irá agora monitorar a sonda para determinar se ela produzirá aceleração mensurável.

A abertura das "velas" solares ocorreu a cerca de 7 milhões de quilômetros da Terra.

Navegação solar

A ideia da navegação é simples: quando fótons (partículas de luz) batem sobre uma superfície refletora, eles exercem uma pressão. Essa força é minúscula, mas contínua, e pode produzir aceleração.

Painéis solares provavelmente não substituirão completamente os sistemas de propulsão químicos, mas têm o potencial de desempenhar um papel mais relevante em diversos tipos de tarefas.

Alguns satélites geoestacionários, por exemplo, já utilizam painéis solares para corrigir suas órbitas ao redor da Terra. Isso resulta em grande economia de combustível, aumentando a vida útil da missão.

Vênus

Ikaros está se dirigindo a Vênus. O planeta desperta o interesse dos pesquisadores porque se acredita que tenha nascido de maneira parecida com a Terra, além de ser um planeta com tamanho e massa similares.

A Ikaros pode ajudar a entender como, apesar disso, Vênus se tornou um planeta com uma atmosfera muito densa, com nuvens de ácido sulfúrico e grandes quantidades de gás carbônico. 

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário