domingo, 11 de julho de 2010

Ilha de Páscoa se prepara para acompanhar eclipse solar


Estudiosos, fotógrafos e turistas já se preparam na Ilha de Páscoa para acompanhar neste domingo (11) um eclipse total do Sol. O fenômeno poderá ser observado em sua plenitude apenas para quer estiver em um raio com centro a 2.000 km da costa nordeste da Nova Zelândia.
Com a revolução da Lua ao redor da Terra, ocasionalmente o satélite se posiciona entre o planeta e o Sol, o que gera regiões de penumbra e sombra completa na superfície terrestre.
Segundo dados do site Uranometria Nova, organizado por professores da Escola Municipal de Astrofísica em São Paulo, o evento ocorrerá às 16h51 no horário de Brasilia e poderá ser visto parcialmente em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
É o segundo evento impedindo a luz solar de chegar sem bloqueios à Terra neste ano de 2010. Durante o mês de janeiro, no dia 15, parte da Lua ficou entre a estrela e o planeta, gerando um eclipse anular, fenômeno tido como raro pelos especialistas.
Ocorre quando o satélite natural, mesmo à frente do Sol do ponto de vista de um observador em superfície terrestre, ainda permite a identificação de parte do disco solar.
A importância de eclipses solares para os astrônomos está na possibilidade de observar a coroa solar, camada mais externa da estrela, visível apenas quando o restante da luz interior está ofuscado.
É recomendável evitar a observação de eclipses solares sem proteção aos olhos. 
Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário