terça-feira, 27 de julho de 2010

Japoneses querem enviar robô humanoide para a Lua


Gesto simbólico
Recentemente, um vídeo fake fez sucesso no Youtube ao mostrar um projeto imaginário - atribuído à NASA pelos autores da animação - que levaria um robô humanoide à Lua.
Mas um grupo de empresas japonesas acredita que a brincadeira pode ser levada a sério.
Segundo eles, em menos de cinco anos, um robô humanoide pode fincar a bandeira japonesa na Lua, um gesto simbólico que atrairia muito a atenção do público.
Robô humanoide na Lua
Parece haver pouco sentido em enviar um robô humanoide para a Lua. Robôs humanoides costumam cair mesmo nos ambientes mais controlados, consomem muita energia e não seriam capazes de fazer nenhum experimento científico que não pudesse ser feito por um robô muito mais simples - e com rodas em vez de pernas.
Mas a Sohla (Space Oriented Higashiosaka Leading Association), uma cooperativa de empresas aeroespaciais, com sede em Osaka, acredita que o feito teria um sentido simbólico e de marketing muito grande, com forte impacto sobre o público.
Segunda a empresa, seu robô, batizado de Maido-kun, poderia pegar carona em uma missão robótica que a JAXA, a agência espacial japonesa, planeja enviar à Lua em 2015.
Sonhos
A própria JAXA já considerou enviar um robô humanoide à Lua, mas desistiu da ideia devido à dificuldade de manter um robô bípede estável sobre a superfície arenosa do satélite.
"Nós decidimos por um robô humanoide porque é mais fascinante e estimulante para nós," afirmou Hideo Sugimoto, presidente da SOHLA, em entrevista ao jornal Daily Yomiuri. "Nós construiremos um robô atraente para levar nossos sonhos para o Universo." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário