segunda-feira, 2 de agosto de 2010

EUA e Europa preparam primeira missão conjunta a Marte


A Nasa e a Agência Espacial Europeia selecionaram os instrumentos científicos que viajarão a bordo da ExoMars, a primeira de três missões robóticas conjuntas das duas agências para o estudo do planeta vermelho.
Com o nome completo de ExoMars Trace Gas Orbiter, a primeira sonda tem lançamento previsto para 2016 e estudará a composição química da atmosfera marciana com uma sensibilidade 1000 vezes superior á de missões anteriores.
O foco serão os gases que aparecem em quantidades vestigiais, como o metano, que podem ter origem geológica ou biológica e indicar a existência de vida em Marte.
Em órbita,a  sonda será também um elo a mais na cadeia de comunicações para as missões com destino à superfície, previstas para começar em 2018.
Os instrumentos selecionados são:
Espectrômetro de Ocultação de Moléculas Traço da Atmosfera de Marte: um espectrômetro projetado para detectar concentrações muito baixas de moléculas na atmosfera.
Espectrômetro de Alta Definição de Ocultação Solar e Nadir: um espectrômetro projetado para detectar componentes vestigiais da atmosfera e mapear suas posições na superfície.
Sonda Climática: um radiômetro de infravermelho que produzirá boletins diários sobre poeira, vapor d'água e outros materiais, e ajudará a pôr os dados dos espectrômetros em contexto.
Câmera Colorida Estéreo de Alta Resolução: uma câmera que produzirá imagens coloridas e em estéreo numa resolução de dois milhões de pixels a cada 8,5 km.
Experimento Global Atmosférico de Imagem de Marte: uma câmera de ângulo amplo e múltiplos espectros. 
Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário