segunda-feira, 9 de maio de 2011

Chuva de meteoros é registrada no RS.


A chuva de meteoros formada por detritos do cometa Halley, que começou a ser vista na madrugada desta sexta-feira, foi observada por moradores do Rio Grande do Sul que tiveram a curiosidade de apreciar o momento.

Na cidade de Guaporé, a cerca de 200 km de Porto Alegre, a internauta Rita Rostirolla e outras sete pessoas foram a um viaduto ferroviário chamado Mula Preta, um dos maiores da América Latina, com 98 m de altura, para observar o fenômeno. "Nos surpreendemos com o tamanho do meteoro que apareceu", diz Rostirolla.

Já na cidade Lajeado, a cerca de 110 km da capital gaúcha, o internauta Paulo Roberto Nicolay conta que, junto a um grupo de cerca de 10 pessoas, observou "uma bola de fogo no céu". Essa "bola de fogo", na verdade, é o rastro deixado pelos meteoros soltos pelo Halley.

O fenômeno poderá ser observado ainda na madrugada deste sábado, 7. Segundo Luís Guilherme Haun, astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro, o melhor horário para observação é por volta das 2h. Deve-se olhar na direção do nascer do Sol, na Constelação de Aquário.

Apenas os moradores do Hemisfério Sul podem visualizar o fenômeno. Os melhores lugares são longe das cidades, em locais com baixa luminosidade. Em locais assim, segundo a agência espacial americana (Nasa, na sigla em inglês), é possível ver até 60 meteoros por hora.

O fenômeno, segundo Haun, ocorre todos os anos, de abril até meados de maio, quando a Terra atravessa essa nuvem de partículas deixada pelo cometa. O Halley passa pela Terra a cada 76 anos, portanto é uma boa oportunidade de, pelo menos, apreciar rastros do cometa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário