quarta-feira, 22 de junho de 2011

Gêiseres de Encélado provêm de reservas de água salgada no satélite.

Na superfície de Encélado, a gelada e pequena lua do planeta Saturno, são geradas altas colunas de vapor de água e partículas de gelo, similares aos gêiseres, que provêm de reservas de água salgada no satélite, segundo um estudo publicado esta semana pela revista "Nature".

Após o descobrimento desses gêiseres, os cientistas se perguntaram se o vapor de água emergia de depósitos de líquido sob a superfície ou da decomposição de gelo.

Os dados obtidos pela sonda Cassini, que registra informações sobre o satélite de Saturno desde 2005, permitiram determinar que os fluxos de água de Encélado são formados em mais de 99% por partículas de gelo ricas em sal.

Frank Postberg, cientista da Universidade de Heidelberg, e seu grupo de pesquisadores deduziram a partir dessas análises que a totalidade da matéria expulsa pelos gêiseres de Encélado provém de reservas de água salgada com uma ampla superfície de evaporação.

As peculiaridades da parte sul de Encélado têm chamado a atenção dos cientistas há anos por se tratar de uma área geologicamente ativa, na qual se concentram quatro grandes fissuras lineares de 130 quilômetros de comprimento por 2 quilômetros de largura, das quais emergem constantemente jatos de partículas de gelo e vapor de água a temperaturas elevadas devido ao calor interno do satélite.

Fonte: Portal Terra / UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário