sexta-feira, 8 de julho de 2011

Atlantis é lançado para sua última missão.

O ônibus espacial americano Atlantis, com quatro astronautas a bordo, foi lançado nesta sexta-feira para sua última missão, com equipamentos e mantimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS).

Com céu nublado, assistida por quase 1 milhão de espectadores em frente ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida, a nave ligou os motores às 12h29 (horário de Brasília) e iniciou a viagem de 12 dias que marca o fim da era dos ônibus espaciais da Nasa.

O relógio da contagem regressiva situado em Cabo Canaveral parou apenas 30 segundos antes da hora de decolagem prevista, 12h26 (de Brasília), e voltou a retomar dois minutos depois, para uma última verificação dos motores.

O retorno da nave a Cabo Canaveral, previsto para 20 de julho, colocará fim a três décadas em que os foguetes tripulados da Nasa ajudaram a construir a ISS e impressionaram milhões de pessoas com mais de 130 viagens espaciais.

A tripulação dessa histórica missão é composta pelo comandante Christopher Ferguson, pelo piloto Dough Hurley e pelos especialistas de missão Sandra Magnus e Rex Walheim.

Pouco antes de tomar sua posição no veículo espacial, Christopher Ferguson reconheceu que este é, para ele, "um desses momentos em que você precisa ser beliscado para confirmar se está acordado".

O Atlantis realizou 32 voos espaciais e percorreu 194.168.330 quilômetros. Ao todo, passou 293 dias, 18 horas, 29 minutos e 37 segundos no espaço.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário