quinta-feira, 21 de julho de 2011

Nasa quer anunciar novo veículo espacial de carga em agosto.

Representantes da Nasa fizeram um balanço do programa de ônibus espaciais em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira nos Estados Unidos. William H. Gerstenmaier, administrador de operações espaciais da agência americana, afirmou que a Nasa espera anunciar, em agosto, um novo veículo de carga que possa viajar, sem tripulação, até a Estação Espacial Internacional (ISS). A nave seria construída por empresas privadas, mas Gerstenmaier não deu detalhes de como e por quem ela seria feita.

Pelo menos cinco empresas estão interessadas em construir novos veículos espaciais para a Nasa. O objetivo mais imediato seria enviar carga à ISS já no próximo ano e começar novas missões tripuladas em 2015. Gerstenmaier disse que por enquanto não há contratos assinados e que "ainda há muito trabalho a fazer", mas que o ideal seria aproveitar os conhecimentos que a Nasa já possui e integrar novas tecnologias. Ele ainda disse esperar que as pessoas se interessem pelas pesquisas em andamento na ISS tanto quanto se interessavam pelos lançamentos de ônibus espaciais.

Alegrias e tristezas
Robert Cabana, diretor do centro espacial Kennedy, disse que era um dia de comemorações, ainda que emoções tristes e felizes se misturassem entre os funcionários da Nasa. Mike Moses, gerente de integração dos ônibus espaciais, disse estar satisfeito com uma missão praticamente sem falhas e que o programa de ônibus espaciais da Nasa "foi um programa e tanto". Moses acompanhou de perto cada momento do retorno da nave Atlantis, e disse que apesar de estar "com fome e cansado", foi uma linda experiência.

"Eu pareço um disco arranhado", disse Moses ao comentar a carga emocional do término do programa e afirmou que estava extremamente orgulhoso dos funcionários da Nasa que "dedicaram sua vidas, corações e almas" à agência. "Quero apenas desfrutar o dia com meus amigos, muitos deles estão indo embora amanhã", concluiu.

Saia justa
Quando perguntado por um repórter se a Nasa não deveria ter sido mais agressiva ao pressionar o congresso americano na tentativa de conseguir mais verbas para a agência, Cabana ficou visivelmente constrangido e disse que a Nasa deveria apenas "seguir o plano" e contar com empresas privadas para as próximas missões tripuladas.

Segundo Cabana, quatro veículos espaciais estão sendo desenhados por empresas concorrentes e alguns deles estão "bastante avançados", especialmente os transportadores de carga. Quando outro jornalista lhe perguntou se ele não sentia uma espécie de orgulho ferido por depender de terceirizados para enviar homens ao espaço, Cabana disse que as novas naves "ainda terão a bandeira americana e serão usados pela Nasa, então estaremos igualmente orgulhosos".

Balanço
"Não conseguimos tudo que queríamos, mas veja todo o resto que fizemos", disse o administrador William H. Gerstenmaier ao comentar que o objetivo primeiro do programa dos ônibus espaciais era levar pessoas comuns ao espaço, o que nunca aconteceu. Ele ainda disse que não se deve esperar que cada centavo gasto no programa seja justificado, já que muitas vezes missões que falham em seu objetivo podem gerar outras descobertas imprevistas.

O diretor Robert Cabana afirma que grande parte dos avanços feitos com ônibus espaciais não poderia ter sido feitos de outra maneira, como a ISS. "Ainda temos muito que aprender" disse, ao comentar que está ansioso por novos desafios. Ele ressalta que as explorações no planeta Marte devem ser o foco da Nasa a partir de agora. Mike Leinbach, diretor dos ônibus espaciais, se mostrou triste pelo fim do programa, mas que não é um fato traumático. "É importante, mas não é o fim do mundo, o sol vai nascer de novo amanhã", disse.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário