quinta-feira, 7 de julho de 2011

Obama: Nasa precisa avançar mais na prospecção do espaço.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quarta-feira em seu primeiro debate pelo microblog Twitter com os eleitores que a Nasa - agência espacial americana - precisa de um novo grande avanço tecnológico nos trabalhos de prospecção do espaço.

O presidente destacou que os EUA ainda possuem a "liderança" mundial em prospecção espacial, mas disse ter pedido à Nasa para "redefinir sua missão". Obama respondia assim a uma pergunta sobre o futuro da agência espacial americana após o iminente fim da era dos ônibus espaciais, que deve acontecer nesta sexta-feira com o lançamento da última viagem do Atlantis à Estação Espacial Internacional (ISS).

"Os ônibus espaciais fizeram um trabalho extraordinário em experimentos de baixa órbita, a Estação Espacial Internacional, o transporte de carga", afirmou o presidente no debate, moderado pelo cofundador do Twitter Jack Dorsey.

O presidente afirmou, nesse sentido, que, "em vez de continuar fazendo o mesmo várias vezes", a Nasa deve se concentrar em pesquisa que permita ao homem seguir em frente na prospecção do espaço. "Comecemos a pensar qual será o próximo horizonte, qual será a próxima fronteira".

Para ele, as companhias privadas podem se concentrar em reduzir os custos das viagens ao espaço, enquanto o setor público em tarefas como as de enviar o homem a Marte, projetos que requerem, disse Obama, "maior investimento e risco".

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário