quarta-feira, 20 de julho de 2011

Sonda da Nasa libera imagem de asteroide; entenda a missão .

A Nasa divulgou a primeira foto em close do asteroide gigante Vesta feita pela sonda Dawn.

Na última sexta-feira (15), a Dawn se tornou a primeira sonda a orbitar um asteroide no chamado Cinturão de Asteroides, situado entre Marte e Júpiter.
A imagem mostra Vesta, com 530 quilômetros de diâmetro, em grandes detalhes como nunca antes. Telescópios na Terra já haviam fotografado o objeto, mas não com tamanho grau de precisão.

"Nós estamos começando o estudo do que indiscutivelmente é a superfície mais antiga do Sistema Solar", disse o principal pesquisador da Dawn, Christopher Russell, da Universidade da Califórnia.

Os asteroides são como uma máquina do tempo para os cientistas. Ao contrário de planetas e estrelas, eles se encontram praticamente da mesma maneira como estavam bilhões de anos atrás, no momento de formação do nosso Sistema Solar.

Acredita-se que boa parte dos meteoritos que chegam à Terra são originários de Vesta, o que torna seu estudo ainda mais importante.

De acordo com a agência espacial americana, a missão também ajudará a brir caminho para futuras viagens espaciais tripuladas.

A sonda tambémconseguiu outra marca inédita. Após viajar quase quatro anos e cerca de 2,8 bilhões de quilômetros, a Dawn também completou a maior aceleração já atingida por uma nave, graças ao seu sistema propulsour de íons, considerado o mais avançado e eficiente sistema de propulsão no espaço.

A Dawn mudou conseguiu aumentar sua velocidade em nada menos que 6,7 quilômetros por segundo. Após orbitar Vesta, a nave vai se dirigir ao planeta-anão Ceres.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário