quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Argentina propõe ao Brasil criação de agência espacial sul-americana.

O ministro da Defesa, Celso Amorim, recebeu de seu colega argentino, Arturo Puricelli, nesta terça-feira, a proposta para a criação de uma agência espacial sul-americana. O argentino pediu às autoridades e empresas dos dois países a criação de uma estratégia que permita à região desenvolver o setor espacial. A proposta foi feita durante participação no seminário "A Indústria de Defesa como indutor da Transformação da Defesa Nacional".

"Nossas comunicações estão dependentes da prestação de serviços que são dados por satélites de países de outras regiões e por isso devemos somar esforços para chegar ao espaço com uma agência espacial sul-americana", justificou o ministro argentino.

Puricelli destacou para tal propósito os "espaços existentes e a capacidade brasileira", além das "potencialidades" da Argentina nesse campo, que, segundo ele, "podem ser muito bem aproveitadas". "O que nos impede de ter um lançador de satélites sul-americano? O desafio dos ministros é criar uma agenda espacial sul-americana e ter satélites próprios em 2025", considerou.

Em 2025, lembrou o ministro, os países que não disponham de radares para seu espaço aéreo civil terão que comprar o serviço de outras nações que desenvolvam esse tipo de tecnologia. No entanto, Puricelli disse à Agência Efe que a proposta ainda é "uma ideia para ser bem trabalhada antes de ser concretizada".

Sobre a proposta de seu colega argentino, Amorim afirmou à Efe que o Brasil considera a iniciativa "positiva e adequada", pois "contribui para a confiança" entre os países sul-americanos e para transformá-los em uma "comunidade de segurança". Em seu discurso, Puricelli argumentou que a América do Sul tem "muitas coisas para defender" e ressaltou a produção alimentícia conjunta entre Argentina e Brasil, "que é a maior do mundo", além de riquezas naturais como os reservatórios de água do Aquífero Guarani, os recursos energéticos e a Amazônia.

Os dois ministros, após participar do seminário que reunirá até amanhã aos altos comandantes militares e representantes da indústria bélica brasileira, tiveram uma reunião de trabalho. O encontro foi o primeiro de caráter internacional desde que Amorim assumiu a pasta da Defesa no dia 8 de agosto.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário