quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Veículo da Nasa para exploração de Marte chega a cratera após três anos

A Nasa divulgou as primeiras imagens da cratera Endeavour, em Marte, feitas pelo jipe-robô Opportunity, que buscava esse destino desde agosto de 2008. O veículo pousou no planeta vermelho em 2004, em companhia do Spirit, seu correspondente, que já perdeu contato com a Terra.
Segundo a agência espacial norte-americana, a cratera Endeavour oferece condições para que o trabalho do Opportunity seja produtivo. Ela tem 22 km de diâmetro, ou seja, é 25 vezes mais larga que a Victoria, cratera que o mesmo jipe-robô examinou por mais de dois anos. Observações de sondas que já sobrevoaram Marte indicam que as formações rochosas da margem oeste da cratera sejam mais antigas que qualquer outra já examinada pelo veículo.
A foto original.

Quando chegaram a Marte, os dois jipes-robôs tinham missões de três meses a cumprir. Depois disso, tiveram o funcionamento estendido e receberam novas missões. As descobertas mais importantes foram feitas nas partes mais antigas do planeta, onde ambientes úmidos podem ter oferecido condições à vida de micróbios.

Fonte: Globo.com / Nasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário