quarta-feira, 3 de agosto de 2011

ESO encontra 96 novos aglomerados de estrelas na Via Láctea.

O observatório espacial europeu ESO descobriu 96 novas aglomerações abertas de estrelas na Via Láctea. Por serem pequenas e de pouco brilho, as estrelas haviam passado despercebidas até que o super telescópio Vista registrasse os pontos brilhantes em meio à poeira espacial.
A maioria das estrelas de grande massa são encontradas em aglomerados, que são a base estrutural de galáxias. Entretanto, é difícil identificar estrelas aglomeradas já que a poeira espacial absorve a luz emitida pelas estrelas jovens. Na atual pesquisa do observatório, os cientistas apontaram o super telescópio a regiões que pareciam vazias em estudos anteriores, e nessas zonas encontraram estrelas novas.

Na Via Láctea, cerca de 2,5 mil aglomerações estelares abertas já foram encontradas, o que cientistas consideram um número baixo, já que estimam o total em 30 mil. A maioria dos novos aglomerados possuem apenas entre 10 e 20 estrelas e os pesquisadores acreditam que podem ser as primeiras de muitas descobertas do Vista na Via Láctea.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário