segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Nasa financia 30 novos projetos de pesquisa espacial.

A Nasa anunciou esta segunda-feira o financiamento de 30 novos projetos que têm como objetivo melhorar a tecnologia espacial. Entre eles, há um que visa proteger os astronautas da radiação no espaço e outro que busca aperfeiçoar a eliminação de dejetos espaciais, por exemplo.

Cada uma das propostas receberá US$ 100 mil de financiamento durante o período de um ano no âmbito do Instituto de Conceitos Avançados da Nasa (Niac, na sigla em inglês), informou a agência em um comunicado.

"Estes conceitos inovadores têm o potencial de se tornar a capacidade transformadora que a Nasa precisa para melhorar nossas operações atuais de missões espaciais, semeando os avanços de tecnologia necessários para as desafiadoras missões espaciais no futuro da Nasa", disse o chefe de tecnologia da agência, Bobby Braun.

Outros projetos incluem o uso de tecnologia tridimensional de impressão para criar um posto avançado planetário e uma pesquisa sobre várias formas de combustível para futuras missões de exploração, entre elas, a energia solar e a nuclear.

O Niac operou de 1998 a 2007 como um fórum independente "para complementar as atividades de conceitos avançados realizadas no âmbito da Nasa", destacou a agência espacial.

Os trabalhos do instituto foram suspensos para uma revisão em 2008 e foram restabelecidos no ano fiscal de 2011 "para pesquisar conceitos avançados visionários e de longo alcance, como parte da missão da agência".

Fonte:Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário