sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Os alienígenas podem destruir a humanidade para proteger outras civilizações..(texto adaptado)

A diminuição dos gases do efeito estufa não deve ser utilizada como motivo principal, mas reduzir as nossas emissões podem salvar a humanidade de um ataque preventivo alienígena, afirmam cientistas.

Observando de longe, os seres extraterrestres podem visualizar as alterações na atmosfera da Terra como um sintoma de uma civilização em crescimento fora de controle - e tomar medidas drásticas para nos impedir de se tornar uma ameaça mais séria, explicam os pesquisadores.

Este cenário altamente especulativo é um dos vários descrito por um cientista ligado a Nasa e seus colegas na Universidade da Pensilvânia que, embora considerada pouco provável, poderiam jogar fora a oportunidade de um contato entre seres humanos e alienígenas em algum momento no futuro.

Shawn Domagal-Goldman da Divisão de Ciência Planetária da Nasa e seus colegas compilaram uma lista de resultados plausíveis que poderiam se desdobrar no rescaldo de um encontro próximo, para ajudar a humanidade "preparar para o contato real".

Em seu relatório, Would Contact with Extraterrestrials Benefit or Harm Humanity? A Scenario Analysis , os pesquisadores dividem contatos alienígenas em três grandes categorias: benéficos, neutros ou prejudiciais.

O benefício dos encontros vão desde a mera detecção de inteligência extraterrestre (IET), por exemplo através da interceptação de transmissões alienigenas, para entrar em contato com organismos de cooperação que nos ajudam a aumentar o nosso conhecimento e resolver problemas globais como a pobreza, a fome e doenças.

Outro resultado benéfico que os autores entendem é o triunfo da humanidade contra um agressor alienígena mais poderoso, ou mesmo ser salvo por um segundo grupo de ETs. "Nessas situações, os benefícios a humanidade não só da grande vitória moral de ter vencido um rival difícil, mas também a oportunidade de fazer engenharia reversa da tecnologia extraterrestre", escrevem os autores.

Outros tipos de encontro contato podem ser menos gratificantes e deixam muito da sociedade humana um sentimento indiferente perante a vida alienígena. Os extraterrestres podem ser muito diferentes de nós para se comunicar com sucesso. Eles podem convidar a humanidade a se juntar ao "Clube Galáctico" e somente os requisitos de entrada podem ser demasiadamente burocrático e tedioso para os seres humanos. Eles poderiam até mesmo se tornar um incômodo, como os alienígenas presos, mantidos em um campo de refugiados no filme District 9 , explica o relatório.

Os resultados do estudo sugerem que os extraterrestres causam danos à humanidade, mesmo que por acidente. Enquanto os alienígenas podem chegar para comer, escravizar ou nos atacar, o relatório acrescenta que as pessoas podem também sofrer fisicamente ou contraindo doenças transmitidas pelos visitantes. Em incidentes especialmente infelizes, a humanidade poderia ser dizimada quando uma civilização mais avançada acidentalmente desencadeia uma inteligência artificial hostil, ou realiza um experimento físicos catastróficos que torna uma parte da galáxia inabitável.

Para reforçar as chances de sobrevivência da humanidade, os pesquisadores pedem cautela no envio de sinais para o espaço e, em particular alertar contra difusão de informação sobre a nossa constituição biológica, o que poderia ser usado para fabricar armas contra os seres humanos. Em vez disso, qualquer contato com ETs deve ser limitado ao discurso matemático "até que tenhamos uma idéia melhor do tipo de IET que estamos lidando."

Os autores alertam que os extraterrestres podem ser cautelosos quanto a civilizações que se expandem muito rapidamente, uma vez que estas podem estar propensas a destruir a vida de outros à medida que crescem, assim como os seres humanos levaram à extinção de espécies na Terra. No cenário mais extremo, aliens pode optar por destruir a humanidade para proteger outras civilizações.

"Um ataque preventivo seria particularmente provável nas primeiras fases da nossa expansão, porque uma civilização pode tornar-se cada vez mais difícil de destruir, uma vez que continua a se expandir. A humanidade pode agora estar entrando no período em que a sua rápida expansão civilizacional pode ser detectada por uma IET porque a nossa expansão está mudando a composição da atmosfera da Terra, via emissões de gases de efeito estufa ", afirma o relatório.

Os alienígenas "verdes" poderiam opor-se aos seres humanos que têm causado danos ambientais na Terra e nos eliminar para salvar o planeta. "Esses cenários nos dão razão para limitar o nosso crescimento e reduzir nosso impacto sobre os ecossistemas globais. Seria particularmente importante para nós para limitarmos as emissões de gases de efeito estufa, uma vez que a composição atmosférica pode ser observada a partir de outros planetas", escrevem os autores.

Mesmo se nós nunca façamos o contato com os extraterrestres, o relatório argumenta que, considerando os cenários potenciais podem ajudar a traçar o caminho futuro da civilização humana, evitar o colapso e alcançar sobrevivência a longo prazo.

Fonte: The Guardian 

Nenhum comentário:

Postar um comentário