terça-feira, 2 de agosto de 2011

Peça da nave Columbia é encontrada em um lago do Texas.

Um pedaço do ônibus espacial Columbia apareceu no leste do Texas, sul dos Estados Unidos, onde uma grave seca causou a diminuição do nível da água de um lago e expôs restos da nave, que explodiu em 2003 pouco antes de aterrissar. O objeto em forma de globo que apareceu no Lago Nacogdoches, ao norte de Houston, era um dos 18 tanques do Columbia, disse uma porta-voz da Nasa, Lisa Malone.
"Na semana passada fomos contatados pelo escritório do xerife de Nacogdoches indicando que tinham encontrado um objeto que acreditavam que fosse uma parte do Columbia", disse Malone à AFP. "A seca fez com que o lago baixasse e os níveis foram reduzidos, o que deixou o tanque exposto".

As imagens foram enviadas aos engenheiros da Nasa no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, que confirmaram rapidamente que o tanque era parte do Columbia. Vários tanques já foram recuperados nos últimos anos.

O ônibus espacial Columbia se desintegrou ao retornar à Terra em 2003, causando a morte dos sete astronautas a bordo e deixando para trás restos ao longo de várias centenas de quilômetros. A causa do acidente foi vinculada depois a um escudo protetor de calor defeituoso que havia sido danificado por um pedaço de espuma, que se soltou pouco depois da decolagem.

Malone disse que cerca de 40% da nave foi recuperada, e que comunidades no Texas e na Louisiana ainda indicam descobertas de restos da nave várias vezes ao ano. "Estamos tentando fazer com que (esta nova parte do Columbia) seja enviada de volta para a Flórida", onde será unido a outras partes do ônibus espacial armazenados no Centro Espacial Kennedy, afirmou.

Fonte: Portal Terra

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho q a nave caiu decorrente de um raio ultra forte na nave de uns et

Anônimo disse...

Isso é um ovo de sapo boi.

Postar um comentário