quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Rússia adia lançamento de satélite GLONASS após catástrofe.

Rússia adiou nesta quinta-feira o lançamento de um satélite do sistema de navegação GLONASS, a alternativa russa ao GPS americano, após a catástrofe do cargueiro espacial Progress M-12M que se chocou na véspera na Sibéria. "Foi tomada a decisão de retirar o foguete (portador Soyuz-2) da rampa de lançamento", afirmou em entrevista coletiva Oleg Ostapenko, comandante das Forças Espaciais da Rússia, citado pelas agências russas.

Uma comissão estatal especial convocada por causa da destruição do cargueiro Progress decidiu adiar os lançamentos das naves Soyuz, mas deixou no ar por algumas horas a decisão sobre o foguete Soyuz-2, cujo lançamento estava previsto para sexta-feira. Serão realizadas inspeções de todos os equipamentos do foguete e também da sua documentação.

O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, ordenou nesta quinta-feira a Roscosmos, a agência espacial russa, reforçar os controles de qualidade na fabricação de aparelhos espaciais e seus componentes, especialmente antes de seu lançamento. O Progress, com cerca de 3 t de carga que tinham como destino a Estação Espacial Internacional (ISS), se chocou na república russa de Altaica, no sul da Sibéria, pouco após seu lançamento da base de Baikonur (Cazaquistão).

A suspensão dos lançamentos dos Soyuz ocorre dois dias depois que Roscosmos anunciasse igual medida em relação aos foguetes portadores Protón e os blocos aceleradores Briz-M. A decisão foi adotada após a fracassada órbita do satélite de telecomunicações Express-AM4.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário