terça-feira, 11 de outubro de 2011

Campanha levará experimentos científicos para o espaço.

Nesta segunda-feira foi lançada a campanha "YouTube Space Lab", no qual estudantes de todo mundo podem publicar seus experimentos científicos e participar de uma seleção para levá-los à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Os melhores experimentos, julgados por um grupo de cientistas que inclui o renomado físico Stephen Hawking, serão enviados para o espaço e transmitidos pelo YouTube em 2012. 

Alunos com idade entre 14 e 18 anos podem apresentar sua experiência individualmente ou em grupos de até três pessoas. Os vídeos devem ter dois minutos e podem ser submetidos até o dia 7 de dezembro. Para participar basta publicar a ideia no www.youtube.com/spacelab.

Escolha
Um grupo de cientistas de prestígio - astronautas e professores, incluindo o físico Stephen Hawking - julgará os vídeos publicados na comunidade do YouTube. Seis finalistas regionais se reunirão nos Estados Unidos em março de 2012 e terão a experiência de um voo de gravidade zero. 

No final, dois vencedores terão seus experimentos enviados ao espaço no verão de 2012. Além disso, poderão escolher um prêmio: uma viagem ao Japão para assistir a sua experiência decolar ou uma viagem à Rússia para uma experiência autêntica nas instalações de treinamento onde Yuri Gagarin tornou-se um cosmonauta.

A campanha "YouTube Space Lab" busca ser uma maneira criativa de incentivar novos cientistas. A proposta é da página na internet para compartilhamento de vídeos, de propriedade do Google, e da gigante chinesa de computadores Lenovo, que contam com o apoio das agências espaciais americana, europeia e japonesa.

Fonte: Portal Terra / Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário