segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Idosa que tentou vender poeira lunar acusa Nasa de brutalidade.

Uma avó americana de 74 anos acusa a agência espacial americana (Nasa) de brutalidade cinco meses após ter sido abordada por agentes federais(?) ao tentar vender um grão de poeira lunar (menor que um grão de arroz) por US$ 1,7 milhão, informa a agência de notícias Associated Press.

 Joann Davis afirma que o ‘souvenir’ lunar foi um presente dado pelo primeiro homem na Lua, Neil Armstrong, ao seu marido, que trabalhava no setor aeroespacial, nos anos 1970. Ela afirma que queria o dinheiro para cuidar de seu filho, que tem problemas de saúde.


O governo americano considera qualquer material lunar propriedade federal, que não pode ser vendida para fins lucrativos. Armstrong, por sua vez, afirma nunca ter dado ou vendido qualquer material lunar a qualquer pessoa.

 A americana tentou vender o grão lunar para a própria Nasa. Em maio, enviou um e-mail para agência perguntando onde ela poderia vender o item porque não estava tendo sorte procurando um comprador pela internet. Após conversas com a agência, ela concordou em fazer a venda pela quantia de US$ 1,7 milhão.

 O encontro foi marcado em um restaurante e assim que ela entregou o grão de poeira, foi surpreendida pela entrada de policiais armados, que a levaram para ser interrogada no estacionamento. Ela afirma ter ficado tão assustada que perdeu controle de sua bexiga e diz ter ficado com hematomas causados pelos agentes federais. Joann foi liberada e nenhuma acusação formal foi feita. O grão de poeira lunar foi confiscado.

 As autoridades americanas afirmam que Davis tinha posse de propriedade do governo roubada e que ela sabia que o que estava fazendo era errado, uma vez que teria dito que queria vender o material no mercado negro e que teria ficado irritada quando a Nasa informou que era proibido fazer a venda do material.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário