quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Robô da Nasa encontra rastro de mineral que parece gesso em Marte.

O robô de exploração Opportunity, da Nasa, encontrou veias de um mineral que parece ser gesso, depositado pela água em solo marciano. A análise do material irá ajudar a melhorar a compreensão da história de ambientes úmidos no planeta.

A descoberta foi apresentada ontem (7) na conferência da União Geofísica Americana, em São Francisco.

A veia examinada pelo Opportunity tem a largura de um polegar humano (1 a 2 centímetros) e 40 e 50 centímetros de comprimento e está localizada perto da borda da cratera Endeavour. 

Os pesquisadores usaram equipamentos no braço do robô e vários filtros da câmera panorâmica no mastro do veículo para examinar a veia. Eles detectaram a presença de cálcio e enxofre. Os dados sugerem que se trata de gesso, um sulfato de cálcio hidratado. 

Observações feitas na órbita de Marte haviam detectado gesso em Marte anteriormente - um campo de dunas no norte de Marte se assemelha às dunas brilhantes de gesso do Novo México.

"A origem da areia de gesso no norte de Marte é umj mistério", disse Benton Clark, do Instituto de Ciência Espacial em Boulder, no Colorado. Com a veia encontrada agora, talvez seja possível entender como o material se forma.

O robô Opportunity está em Marte desde 2004.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário