sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Experiência que achou partícula mais rápida que a luz tinha erro, diz revista.

Os resultados da experiência Opera -- que sacudiu o mundo científico no final de setembro ao revelar neutrinos com velocidade superior a da luz -- foram provocados por uma má conexão, afirmou nesta quarta-feira (22) o site da revista "Science".

"Uma má conexão entre um GPS e um computador é, sem dúvida, a origem do erro", garante a revista americana, que cita "fontes ligadas à experiência".

No final de setembro, os especialistas da equipe Opera anunciaram que neutrinos percorreram os 730 km entre o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francês), em Genebra, na Suíça, e o laboratório subterrâneo de Gran Sasso, na Itália, em velocidade superior a da luz.

A maioria dos especialistas não acreditou que uma partícula elementar da matéria tivesse superado a velocidade da luz, considerada um "limite insuperável" na relatividade geral de Einstein.

Segundo a "Science", os 60 nanosegundos de vantagem registrados pelos neutrinos sobre a velocidade da luz foram resultado de uma má conexão entre o GPS utilizado para corrigir o momento da chegada e um computador.

Novos estudos serão necessários para confirmar a origem do erro, destaca a "Science".

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário