sexta-feira, 23 de março de 2012

Cargueiro espacial europeu é lançado com êxito.

O terceiro veículo automático de transferência ATV-3, batizado de Edoardo Amaldi, foi lançado com êxito em Kourou, na Guiana Francesa, segundo informou a ESA (Agência Espacial Europeia) nesta sexta-feira.

O foguete, do tipo Ariane 5, decolou à 1h34 de Brasília. Minutos depois, a ESA confirmou que a nave já se dirigia à ISS (Estação Espacial Internacional).

O Edoardo Amaldi é a carga mais pesada já transportada por um foguete Ariane e deverá chegar ao seu destino dentro de cinco dias.

O veículo, cujo lançamento estava previsto inicialmente para o último dia 9, transportará combustível e provisões essenciais para os astronautas.

A nave levará quase 600 kg a mais de carga sólida que seu antecessor. Além de alimentos e água, leva uma peça primordial do sistema que transforma a urina dos astronautas em água potável.

O Edoardo Amaldi tem ainda outra missão, uma vez que a estação orbita a uma altura de 400 km e a cada dia sofre um desnivelamento entre 50 e cem metros.

Por esta razão, será necessário elevá-la. Essa missão caberá ao ATV. Assim que estiver acoplado, acionará seus motores e acertará a altura do complexo.

A nave permanecerá na estação especial em torno de seis meses, convertendo-se em um novo módulo habitável.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário