quarta-feira, 21 de março de 2012

Estudantes pernambucanos vão aprimorar robô da Nasa que vai para Marte.

Um robô, desenvolvido inicialmente pela Nasa (agência espacial americana), está no Recife para ser avaliado por estudantes da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli), durante o I Acampamento de Robótica da instituição.

O objetivo do evento é desenvolver melhorias para o equipamento, que será enviado à Marte, ainda sem data definida. Segundo o gerente de sistemas da Nasa Michael Comberiate, que também participa do evento, o robô está em fase de testes. "Esse tipo de robô já foi testado em terrenos e climas adversos como os do México, do Polo Norte e do Polo Sul e, em todos os testes, ele se saiu muito bem", comemora.

De acordo com o coordenador de pesquisas da Poli Bruno Fernandes, Pernambuco foi o local escolhido graças aos estudos que já são realizados na área de robótica no Estado. "Aqui [em Pernambuco] pretendemos melhorar a capacidade do robô de interpretar o ambiente, de se comunicar, além de aprimorar alguns sistemas de robótica."

Para Michael Comberiate, levar o robô para outros países possibilita uma "incrível" troca de conhecimentos. "O robô vem com um tipo de tecnologia, e traz de volta para a Nasa novas tecnologias e ideias."

O robô se locomove pelo uso de esteiras, tem uma câmera que faz giros de 360° e, através da emissão de um feixe de luz, é capaz de mapear paisagens com uso de imagens tridimensionais.

O I Acampamento de Robótica da Poli acontecerá entre os dias 19 e 23 deste mês. Além de Fernandes, mais 26 estudantes das áreas de Computação, Engenharia Mecatrônica e Eletrônica participam do evento. O equipamento ficará na instituição pernambucana até junho deste ano.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário