sexta-feira, 30 de março de 2012

Magnata planeja buscar no fundo do mar motor que levou homem à Lua.

O bilionário Jeff Bezos, fundador do site Amazon, pretende lançar uma expedição para buscar no fundo do oceano os motores que impulsionaram o homem à Lua pela primeira vez. Bezos anunciou o plano nesta quarta-feira (28), pela internet.

O empresário afirmou que sua expedição já localizou no fundo do Atlântico os motores do foguete Saturn V, que lançou ao espaço a nave Apollo 11, em julho de 1969. A bordo estavam Neil Armstrong, Buzz Aldrin – os dois primeiros homens a pisar na Lua – e Michael Collins, que não pôde descer porque ficou no módulo de comando.

Com o uso de um sonar de alta tecnologia, a expedição localizou o objeto a mais de quatro mil metros de profundidade. Bezos deu poucos detalhes e não explicou como eles podem ter certeza de que o motor encontrado é o que lançou a Apollo 11, e não outro qualquer. Desde a década de 1960, vários foguetes foram lançados do estado da Flórida e caíram no mar -- inclusive os de outras seis missões Apollo.

“Ainda não sabemos em que condição estes motores estão”, escreveu Bezos. “Eles caíram no oceano em alta velocidade e estão na água salgada há mais de 40 anos. Por outro lado, são feitos de material resistente, então veremos”, completou.

Apesar de liderar a expedição com recursos privados, o bilionário reconhece que os motores são propriedade da Nasa. De toda forma, ele disse que gostaria de ver os objetos expostos em museus, caso a operação tenha sucesso.

A Nasa afirmou que ainda não foi procurada pela equipe de Bezos, mas se mostrou receptiva. “Sempre houve grande interesse nos artefatos dos primeiros dias da exploração espacial e o anúncio dele só tem a acrescentar ao entusiasmo daqueles que se interessam pela história da Nasa”, afirmou o porta-voz Bob Jacobs, em nota.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário