sexta-feira, 2 de março de 2012

Nasa faz homenagem ao astronauta do 1º voo orbital americano.

A Nasa, agência espacial americana, promove nesta sexta-feira, no Centro de Pesquisa Glenn, em Cleveland (EUA), um evento para comemorar o 50º aniversário do primeiro voo orbital, realizado por John Glenn. Mais de 800 ingressos foram distribuídos para o público em geral.

A façanha americana ocorreu no dia 20 de fevereiro de 1962. Em sua décima primeira tentativa, o astronauta John Glenn decolava do Cabo Canaveral a bordo de um foguete Atlas. Glenn deu três voltas na Terra em um pouco menos de cinco horas. Mais de 30 anos depois, em 1º de março de 1999, o Centro de Pesquisa Lewis foi rebatizado oficialmente de Centro de Pesquisa da Nasa John H. Glenn, em reconhecimento às contribuições de Glenn ao espaço, à ciência e ao Estado de Ohio.

A programação em tributo ao feito de Glenn conta com a presença do administrador da Nasa Charles Bolden e do diretor Ramon "Ray" Lugo. Além disso, o presidente da universidade, Ronald Berkman, participará das boas-vindas e o piloto do ônibus espacial STS-95, Steve Lindsey, irá homenagear o astronauta. O programa culminará com uma palestra do convidado de honra, o próprio John Glenn.

O dia de celebração terá ainda performances musicais e exibição de um vídeo sobre John Glenn. "Esta é uma grande oportunidade para a nossa comunidade se unir e comemorar as realizações de John Glenn", disse Lugo. "Estamos muito felizes em combinar a celebração do 50º aniversário do voo orbital com o aniversário da renomeação do centro. A inspiração que John Glenn dá a milhões de pessoas, juntamente com o espírito pioneiro que vive nos corações de todos os que trabalham no centro, continuará a manter a nossa nação no caminho da exploração e descoberta", destacou.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário