segunda-feira, 12 de março de 2012

O V EDU...

O quinto ENCONTROS E DEBATES UFOLÓGICOS (V EDU) teve início, na manhã do dia 10/03/2012, em Venâncio Aires. Dele participaram ufólogos de Pelotas, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e Venâncio Aires, estes últimos como organizadores de evento. O evento se realizou na Câmara dos Vereadores de Venâncio Aires, local com ótima estrutura para sua realização. 
Mesmo sendo um evento voltado e direcionado para os grupos ufológicos pertencentes ao MGU à participação do público se fez presente. Pela manhã de sábado ainda alguns temas foram tratados parcialmente, para o período da tarde serem novamente conduzidos ao debate. 
Já na tarde, o início dos trabalhos ocorreu com a explanação e apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo local e organizador do evento CEUVA – CENTRO DE ESTUDOS UFOLÓGICOS DE VENÂNCIO AIRES, representados pelos ufólogos Carlos Rodrigues e Dirceu Kipper, assim como foram apresentados alguns exemplos da importante casuística local, tendo entre seus casos o famoso caso do agricultor Olmiro da Costa ocorrido em 1954. Seguindo o cronograma, o ufólogo Carlos Odone, do grupo GAIDU - GRUPO ALDEBARAN DE INVESTIGAÇÕES E DEBATES UFOLÓGICOS, de Porto Alegre, tratou de assuntos relativos ao MGU, sobre eventos, ideias e projetos do mesmo. 
Também foram tratados assuntos relativos a procedimentos a serem tomados para realização de vigílias astronômicas sendo este tema abordado por Carlos Odone (GAIDU) e também pelo ufólogo e representante da revista UFO, Rafael (Chefe Bala) Amorin, do grupo NEUS – NÚCLEO DE ESTUDOS UFOLÓGICOS DE SANTA CRUZ DO SUL. Encerrado os debates e trabalhos, no final da tarde de sábado, os membros do MGU prepararam-se para as atividades noturnas do evento, ou seja, a vigíla astronômica. 

A vigíla astronômica. 
O local foi definido por ser de fácil acesso e ter infraestrutura necessária para essa atividade e fica distante em torno de 2 km do centro da cidade, em um piquete tradicionalista. 
A noite estava agradável com céu limpo. Mesmo com lua cheia a visibilidade não foi prejudicada. Além dos grupos ufológicos a vigília estava aberta ao público, e este veio em bom número. Foram utilizados lunetas, binóculos e telescópio. O público demonstrou muita curiosidade e interesse pela observação celeste e também procurou os ufólogos presentes para questionar e relatar suas possíveis observações e experiências ufológicas. Enfim, apesar de nenhum avistamento significativo, a noite foi muito produtiva e agradável. 

O último dia. 
Domingo pela manhã iniciaram-se os trabalhos do último dia do evento. Alguns temas que ficaram pendentes no sábado foram tratados também no domingo a tarde, como assuntos relativos à organização e calendário de eventos do MGU, a IV Semana Ufológica, a execução e organização de um banco de dados da casuística gaúcha e também outro tema importante, a possibilidade da organização e registro civil do MGU, trazido pelo ufólogo e consultor da revista UFO José Carlos Nussbaum Junior, da APEU - ASSOCIAÇÃO PELOTENSE DE ESTUDOS UFOLÓGICOS. 

Os participantes. 
Os resultados. 
A realização do evento foi extremamente proveitosa e positiva, contribuindo para que o MGU possa cada vez mais se consolidar como uma entidade que agregue e lute para congregar a pesquisa ufológica séria do nosso estado, unindo grupos e pesquisadores independentes que objetivam um mesmo desejo – a busca de resposta sobre o fenômeno ufológico. 

Márcio Parussini – GEUC/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário